Como sobreviver ao carnaval de BH: 4 dicas imperdíveis

Como sobreviver ao carnaval de BH: 4 dicas imperdíveis

Quem ainda não teve a chance de passar o carnaval em Belo Horizonte, precisa se apressar para não perder essa oportunidade! A capital dos mineiros ferve nessa época do ano, muita gente de fora vem pra cá e, os próprios moradores saem em peso para ocupar as ruas da cidade. 

Antigamente, a cidade ficava vazia e silenciosa durante o feriado. As pessoas aproveitavam para ir para as cidades vizinhas, nos sítios e até para as grandes festas como Salvador, Rio de Janeiro e Recife. Hoje, todos que gostam desse tipo de festa aproveitam para se fantasiar e sair às ruas atrás de seu bloquinho favorito.

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de como aproveitar todos os dias da festa sem precisar pedir ajuda médica e sem morrer de ressaca durante 3 dias seguidos, ok? Acompanhe e boa leitura!

Por que devo ir para o carnaval de BH?

Alegria, gente bonita, diversidade, cerveja gelada e beijo na boca. Mas é claro que não se resume apenas a isso, né? Tem muita música boa, barzinhos e restaurantes para repor as energias e se manter vivo na festa. 

Os belorizontinos são receptivos e gostam de papear a toa, é fácil fazer amizade por aqui. E ainda tem aquela chance de achar um amor de carnaval, não é mesmo? Como tem bloquinho bem específico, com certeza as pessoas ali vão ter gostos em comum, o “santo bate” na hora!

Imagina: Turuturu – Sandy e Junior, Bloco Fúnebre – funeral da tristeza, Magnólia – jazz, PPK – temas indus. Logo, se encontrar um par, pode ser sua alma gêmea, viu? 

E se o cansaço bater, pode pegar a estrada para a Serra do Cipó e em pouco mais de 1h30 você chega em suntuosas cachoeiras para espantar o calor e descansar um pouquinho. Sem contar que basta passar um carnaval por aqui para receber vários convites para se hospedar ou festejar na casa dos novos amigos. 

Agora, confira nossas dicas para que tudo dê certo e não tenha muitos problemas.

Guarde bem seus pertences

 

Compre sua pochete estilo anos 90 ou porta dólar. Mantenha sua grana e documentos bem próximo a você, é uma realidade triste, mas sempre tem gente mal intencionada para testar nossa paciência, não é verdade? 

Na verdade, se puder evitar andar com grande quantidade de grana. Melhor portar apenas alguns trocados e o cartão. O celular não será tão necessário quanto imagina, deixe-o guardado na maior parte do tempo. Tire-o da bolsa apenas para pedir o UBER, encontrar a galera e fazer umas fotinhas para o Insta, claro.

Hospede-se em uma região estratégica

 

De preferência, fique na vizinhança do centro da cidade. Evite se hospedar no meio da confusão, isso pode atrapalhar suas horas de sono, essenciais para aguentar todos os dias de festa. 

Alguns bairro são mais indicados tanto para pernoitar quanto para dar uma pausa na folia. Mas não se preocupe, não vai ficar longe da festa pois tem desfile de blocos de carnaval espalhados por toda a cidade. Recomendamos especialmente o bairro Santa Tereza, ele concentra tudo o que um folião precisa e muito mais. 

Farmácias, bares, restaurantes e até um cinema, se quiser quebrar o protocolo. Várias atrações cortam as rua de “Santê” como o bloco Volta Belchior, o Bloco dos Pescadores, Tambores de Iroko e Pata de Leão. Além desse simpático bairro da zona leste, você ainda pode ficar em alguns lugares estratégicos:

 

  • Savassi;
  • Floresta;
  • Horto;
  • Sagrada Família;
  • Santa Efigênia;
  • Barro Preto.

 

 

Cuidado com o calor e a exposição ao sol

 

Beba muita água! Sério, pessoal. Não dá para ficar só na cerveja, Xeque Mate e Catuçaí, né? Com o calor intenso, desidratar é um perigo recorrente, melhor não dá sorte para o azar, ande sempre com a garrafinha d’água por perto. 

E abuse do protetor solar sem dó. Vai ficar com o corpo bronzeado, quem tá afim de adquirir uma marquinha de biquíni, aproveite a ocasião. Se possível, deixe um desses de spray dentro da bolsa para ir repondo ao longo do dia. 

Quebra sol, boné, chapéu de palha e panamá são bem vindos ao look carnavalesco. Óculos de sol também, tudo para evitar ter que encerrar a festa mais cedo, concorda? Se a fantasia permitir, de preferência para tecidos leves e chinelo, no máximo uma rasteirinha.

Para os homens, bermuda, tênis SB e uma camisa ou regata bem fresquinhas já ajudam bastante a controlar o calor. 

Não se esqueça de comer um pouco

 

É bem comum ficar só bebendo e se esquecer de comer alguma coisa. Isso é o primeiro passo para um tremendo porre com blackout e uma ressaca memorável. Não vá por esse caminho, em BH tem muito lugar legal para comer bem e pagar um preço justo.

Se estiver pelos lados da zona leste, próximo ao Trem Azul Hostel, por exemplo, tem dois lugares espetaculares. O Bitaca e o Bar Bocaiúva. Servem porções, sanduíches e refeições completas, tudo fresquinho e simplesmente delicioso. Alguns outros restaurantes da região merecem ser destacados:

 

  • Bartiquim;
  • Birosca S2;
  • Parada do Cardoso;
  • Restaurante do Bolão;
  • Capitão Leitão;
  • Tio Carmelo;
  • Sinhá Erozita;
  • Boi vindo;
  • Bar do Orlando;

 

Se você intercalar boas refeições com o consumo de álcool, vai aproveitar a festa numa boa e conhecer diferentes tipos de pratos que nós mineiros, adoramos. E a nossa boa gente é super aberta para receber visitantes, vai reparar logo que chegar. Qualquer novo sotaque é motivo para começar a bater papo e virar amizade. 

E carnaval é isso mesmo, confraternização, alegria e festa! Então, se você gosta dessa vibe de baixa gastronomia, carnaval de bloquinhos de rua e muita música boa, vem logo pra cá!

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para curtir o carnaval de BH em segurança, não é mesmo? Então, não deixe para conseguir uma hospedagem em última hora. Se quiser ficar em um lugar confortável, equipado e bem localizado, tem que correr para ver se ainda tem vaga! Garanta logo a sua!

 

Trem Azul Hostel em BH

Sobre Trem Azul Hostel em BH

Fomos criados em julho de 2013 e desde sempre tentamos conversar com nosso entorno, o Bairro Santa Teresa, que é tão icônico em BH.

Mais posts de Trem Azul Hostel em BH