Carnaval de Belo Horizonte, o expurgo que a gente precisava

O carnaval brasileiro é uma festa única. Mesmo que a tradição tenha sido importada da Europa há séculos, quem incorporou a data ao seu calendário e aperfeiçoou a festa até se tornar um dos maiores espetáculos da Terra, foi o povo brasileiro.

Talvez você não saiba, mas  antigamente, ao menos em terras tupiniquins, os grandes bailes e celebrações, contemplavam apenas os suntuosos salões nobres e matinês. Os pobres, como forma de também entrarem na brincadeira, foram às ruas fantasiados e daí nascia a folia na sua forma mais popular. Literalmente uma festa do povo.

Neste texto, vamos falar mais sobre o carnaval de BH, como ele se tornou uma das maiores festas de rua do mundo e porque você deveria vir participar assim que possível. Acompanhe na leitura!

Carnaval de BH: festa do povo

Se você viesse a Belo Horizonte para o carnaval na década de 90, ou ainda, antes de 2013, iria encontrar uma cidade de ruas vazias e silenciosas. No máximo, desfilaria junto com a Banda Mole, mas a programação jamais contemplaria todo o feriado. Os moradores da capital, tinham por costume viajar no carnaval. 

Iam para Diamantina, Ouro Preto ou alguma cidade também tradicional na folia carnavalesca. De uns tempos pra cá, essa realidade se modificou drasticamente. Os foliões belorizontinos se recusam a viajar e ocupam as ruas com toda energia, alegria e glitter possíveis. 

E tem bloquinho para todos os gostos: 

 

  • bloquinho de jazz;
  • Sandy e Jr.;
  • axé dos anos 90;
  • funk;
  • Raul Seixas;
  • rock’n’roll;
  • brega;
  • forró/baião;
  • fanfarras.

 

Consciência: carnaval em BH não é bagunça

Segundo a Superintendência de Limpeza de Urbana (SLU) de BH, o carnaval de 2020 teve 75% de lixo a menos nas ruas, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso demonstra que mesmo na hora de “farrear”, a grande maioria dos foliões mantém a compostura e a educação, dispensando nos lugares corretos seus resíduos. 

Além disso, é nítido que o clima amistoso da festa auxilia a vida dos solteiros. Dá para conversar tranquilamente com as pessoas pretendidas, sem precisar “puxar” para um beijo ou invadir os espaços alheios para uma investida.

Carnaval brasileiro:  opinião de quem nunca tinha visto algo igual

Para os estrangeiros, vivenciar o carnaval brasileiro é uma experiência única e transcendental. Nas palavras de Andrew Aceves, americano de Pittsburgh, uma “cena inesquecível”. Confira o depoimento do turista sobre o que experimentou no maior carnaval do mundo. 

“O carnaval no Brasil não é apenas algo que acontece no Rio de Janeiro. É comemorado em todo o país. Toda pequena cidade, toda grande cidade tem uma celebração. Eu não percebi isso até chegar aqui.

Um novo amigo me disse que o Carnaval é uma demonstração, uma revolução e uma celebração, tudo em um. É algo exclusivamente brasileiro, algo que pertence a todos os brasileiros. E não importa quem seja o presidente, ou o que quer que seja, o Carnaval pertence ao povo, e eles o exercem com orgulho. 

Eu tive o momento mais incrível desta semana com meus amigos Pedro e Carol, que gentilmente receberam eu e Daniel em seu círculo de amigos em Belo Horizonte. The coolest, hippest bunch of cats in town

Ficar sentado até altas horas da noite bebendo e cantando no jardim da cobertura de Paulo (na verdade, a cobertura é da Luciane Silva) será minha lembrança favorita pelo resto da vida. Obrigado pessoal!

Então, o Carnaval: o Carnaval de Belo Horizonte é um monte de “blocos” (bloquinhos), em áreas da cidade que têm uma celebração única, mas geralmente consiste em bandas que percorrem as ruas em grandes palcos móveis (trios elétricos ou carros de som), ou marchando, e todas as pessoas dançando (…), embalados, tão próximos e dançando com tanta energia que se assemelham a salmão nadando rio acima na hora da desova. 

Cada bloco, ou área, tem um tema distinto. Na segunda-feira, estávamos no Bloco da Lama Negra (Unidos do Barro Preto), onde as pessoas sujam seus corpos com lama negra e dançam nas ruas. A bateria do vídeo é a do bloco Black Mud Union”. 

E agora só falta você, não é mesmo? Se o Andrew entende com perfeição o significado da maior festa de rua do mundo, fica fácil pra você perceber o tamanho do espetáculo que está perdendo. Conheça os encantos de Belo Horizonte, sua gente simples e receptiva e vivencie um dos melhores carnavais do Brasil!
Compartilhe esse texto com aqueles amigos que precisam se animar para sair do Bloco do Netflix, beleza? 

 

Até a próxima! 

 

Trem Azul Hostel em BH

Sobre Trem Azul Hostel em BH

Fomos criados em julho de 2013 e desde sempre tentamos conversar com nosso entorno, o Bairro Santa Teresa, que é tão icônico em BH.

Mais posts de Trem Azul Hostel em BH