Belo Horizonte: além da capital do pão de queijo
Longe de se limitar a ser a capital do pão de queijo, Belo Horizonte tem se transformado em uma cidade pulsante, cheia de movimento, cores e sabores. Nos últimos anos, tanto a cidade quanto seus habitantes têm se mostrado bem receptivos (como era de se esperar de qualquer mineirinho, não é verdade?) às manifestações culturais e à diversidade de ideias. Se ainda não sabe o que fazer em BH, não se preocupe. A gente te conta! É certeza que da próxima vez que nos visitar, vai querer fazer coisas muito além do happy hour nas praças de alimentação dos shoppings. Por aqui, o que não falta é opção para se divertir e curtir nosso clima deliciosamente bucólico em meio à selva de concreto.
Neste texto, vamos explicar o que fazer em BH para se divertir, agitar ou simplesmente relaxar com tranquilidade. Quer saber mais? Então, acompanhe na leitura!
A capital da diversidade cultural: não fique a toa em BH
Aqui em BH, celebramos a diversidade cultural e suas várias manifestações espalhadas pela cidade. Gosta de curtir um sambinha, jazz ou chorinho? A gente tem! Seu negócio é rock and roll, boteco e futebol? Não tem lugar melhor para aproveitar tudo isso.
Mineiro, você sabe, né? Gosta de programa em família, então, valorizamos muito nossas espaçosas praças, como a Duque de Caxias em Santa Tereza e a Praça do Papa localizada bem no pé da serra do Curral.
Os parques como o do bairro Mangabeiras ou a Lagoa do Nado na zona norte também são ótimas opções para passar um fim de semana próximo à natureza ou observando o pessoal dos esportes radicais descendo pelas rampas das pistas profissionais.
Confira a seguir nossas indicações dos melhores lugares para se divertir em Belo Horizonte:
Baixo centro
Trata-se de uma região no centro da capital onde acontecem atividades para todos os gostos. Além do Parque Municipal, você pode ir ao Viaduto Santa Tereza e assistir a um dos duelos de MC’s mais respeitados do país, por exemplo.
Então, se gosta de black music, beats potentes e rimas afiadas, vale a pena conferir. O Samba da Meia Noite acontece na Aarão Reis, bem em frente ao referido viaduto. A rapaziada se reúne na rua mesmo para uma boa e velha cantoria dos maiores clássicos do samba de raíz, e ainda tem o Tira o Queijo toda sexta as 11 da noite na Praça da Estação.
-
Tira o Queijo
O Tira o Queijo é um encontro de grupos percussivos sem hora pra acabar, o ritmo principal é o maracatu de baque virado, mas o afoxé também agita a noite belorizontina com todo o ritmo dos poderosos bombos importados de Recife.
-
Cine 104
Além disso, tem o Cine 104 que exibe sessões realmente em conta de filmes premiados nacional e internacionalmente. Sempre têm aquelas sessões comentadas, sabe? É bom ficar de olho se é um fã da sétima arte, concorda?
-
Bares e restaurantes
O bar Coqueiros nunca terá um clima praiano, infelizmente! Mas se pretende tomar uma cervejinha gelada, com preço honesto e tira-gosto de primeira, pode ir até o início da avenida Amazonas e se deliciar.
Outros bares e restaurantes nessa região do baixo centro ficam abertos até tarde da noite e podem lhe atender com toda a receptividade mineira que merece.
Centro Cultural Lá da favelinha
Cultura, arte e hip hop! Situada no aglomerado da Serra, é um espaço independente que busca difundir a leitura e a arte entre os moradores e visitantes. O lugar tem biblioteca, oficina de MC’s, grupos de estudo da cultura afro brasileira, dança e aula de inglês.
Se pretende achar um lugar para dançar muito, confraternizar e conhecer gente de todo tipo, bem vindo ao Lá da Favelinha!
Bairro Santa Tereza
No bairro que inspirou tantas canções de Lô e Márcio Borges, Milton Nascimento e até mesmo do Sepultura, o que não pode faltar é coisa boa para se fazer. Se quiser curtir um sambinha de leve, o Bar do Orlando, o mais antigo da cidade, abre alas e convida todo mundo a conhecer seus tira-gostos de batata assada e linguiça frita artesanal, a cerveja, é claro, sempre gelada.
O Bitaca da Leste tem opções de comidas vegetarianas bem em conta, e apesar de apertadinho, o pessoal toma sua cerveja tranquilamente nas mesas da calçada. E se o negócio for se esbaldar no torresmo de barriga, o BItaca manda muito bem também nesse quesito.
Santa Tereza é a zona boêmia mais tranquila e convidativa de Belo Horizonte, com certeza!
Está com um tempo para passar no bairro? Tem a sinuca do Caçapas, o Cine Santa Tereza e os deliciosos pratos do Restaurante do Bolão.
Bateu aquela vontade de comer um espaguete bem saboroso com receitinha caseira? O Bolão é quem serve o melhor macarrão da região e, por causa disso, ficou famoso na cidade inteira, acredita?
Mas se o seu negócio é dançar muito e se divertir com gente animada e bem humorada, talvez devesse dar uma passada no Zona Last. Lá servem vários coquetéis feitos na hora por preços modestos e a música dançante toca noite adentro.
Praça do Papa
Muitos eventos acontecem na Praça Israel Pinheiro, carinhosamente chamada pelos mineiros de Praça do Papa. Recebeu esse nome depois da visita do Papa João Paulo II. Para a ocasião o lugar foi todo reformado e desde então é ponto turístico de BH. Tem uma vista de tirar o fôlego pois está localizada a mais de 1.100 m de altitude, bem aos pés da Serra do Curral.
Um dos eventos mais legais da cidade é o I Love Jazz. Sim, BH é uma cidade muito musical e diversa, tem programação para todo mundo. Esse jazz tem até pista de dança e você pode levar sua própria bebida e comida.
Os jardins da Praça do Papa ficam lotados de pessoas comendo, bebendo e relaxando nas toalhas de piquenique, vale muito a pena conhecer.
Já deu uma curiosidade aí para conhecer os cantinhos de Belo Horizonte, não é mesmo? Então, aproveite o que nossa capital tem a oferecer e sinta-se à vontade para tirar aqueles “dois dedos de prosa” com a gente do Trem Azul Hostel para reservar alguns dias de lazer em meio às alterosas. Para se hospedar em nosso Hostel basta acessar o site ou conversar com a gente pelo Whatsap (31)98319 – 0843.
Se gostou do artigo, siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos informativos como este, tudo bem? Até mais!