Afinal, o que é um hostel e como funciona?

Foi no início do século XX que o primeiro hostel foi criado. Deparando-se com a falta de estadias para estudantes e jovens, o alemão Richard Schirrmann criou, em 1912, o primeiro albergue da juventude (youth hostel), no Castelo de Altena, localizado na Alemanha.

O local funciona até hoje e de lá para cá muitos hostels foram criados em diversas partes do mundo. No entanto, mesmo sendo uma modalidade que já conta com várias décadas, há muitas pessoas que ainda possuem dúvida sobre o que é um hostel. Por isso, decidimos explicar um pouco sobre como funciona este tipo de hospedagem. Confira!

Preços convidativos e conforto

Os hostels têm preços mais acessíveis porque utilizam áreas compartilhadas, como banheiros, lavanderia, cozinha, sala de TV e alguma área social (no nosso caso, o querido quintal). São áreas ideais para a integração dos hóspedes. Contudo, se você quer um pouco mais de privacidade, a maioria deles oferece quartos privativos com banheiro próprio. Com isso, você pode aproveitar a oportunidade de interagir com outras pessoas e ainda ter seu cantinho.

Áreas coletivas

As áreas coletivas são boas opções para interagir depois de um longo dia de passeios e atividades. É bem provável que você encontre outros viajantes bacanas e, em meio a uma boa conversa, troque dicas da cidade, o que fazer, aonde ir e até arranjar parceiros para os próximos passeios e baladas.

Além disso, entre as áreas coletivas está a cozinha. Para alguns viajantes é complicado pagar três refeições por dia na rua. Por isso, eles aproveitam as cozinhas bem equipadas dos hostels para guardar e preparar a própria comida.
Lembrando que alguns hostels têm outras áreas, como piscina, biblioteca etc. Tudo depende de cada um, mas você irá encontrar em quase todos uma variedade de serviços e funcionários prontos para lhe ajudar.

Normas, respeito e coletividade

Em hostels, como a maioria das áreas são coletivas e os utensílios são disponibilizados para uso de todos, o senso de coletividade e o respeito ao próximo são fundamentais. Desta forma, são necessárias algumas regras básicas. Por exemplo:

  • Usou algo da cozinha? Lave ou limpe após o uso;
  • Deixe sempre o banheiro limpo e os espaços organizados, como você gostaria de encontrar;
  • Coloque o lixo nos lugares corretos.

Além disso, também se espera que os hóspedes não assistam televisão até tarde com volume alto; mantenham suas coisas organizadas dentro dos quartos coletivos e, se acordarem mais cedo que os demais, mantenham o silêncio e as luzes apagadas (alguns hostels, assim como o nosso, já têm luzes individuais em cada cama).

Para finalizar, podemos definir um hostel por critérios básicos como: economia e coletividade. Por isso, se você tem vontade de conhecer novas pessoas, gastar pouco e viajar com informações locais de quem adora a cidade onde vive, certamente, o hostel será perfeito para você.

Trem Azul Hostel em BH

Sobre Trem Azul Hostel em BH

Fomos criados em julho de 2013 e desde sempre tentamos conversar com nosso entorno, o Bairro Santa Teresa, que é tão icônico em BH.

Mais posts de Trem Azul Hostel em BH